Frequently Asked Question

GP3 - O que é um programa? e como é distribuído o nível de acesso no GP3?
Última atualização 2 years ago

Antes de iniciar o uso do GP3, é preciso compreender um conceito importante e que é o pano de fundo de todo o sistema: a relação entre os seus três elementos chave - programas, projetos e atividades.

Enquanto um projeto é formado por um conjunto de atividades, sub-atividades e passos (check-lists), o programa é composto por um conjunto de projetos do GP3.

Cada um desses elementos sempre terá uma pessoa responsável por ele, obrigatoriamente. Várias pessoas poderão ser alocadas, mas apenas uma será a responsável a ser cobrada pela atividade, projeto ou programa. Em outros termos, com o GP3 evita-se a máxima "cachorro com dois donos morre de fome".

Gestão de programas, projetos e atividades

O nível de permissão de acesso de uma pessoa será determinado pelas responsabilidades que ela assumir em cada um destes elementos.

O responsável por um programa tem permissão para executar qualquer ação nele, enquanto o responsável por um projeto só tem visibilidade e ação no seu projeto. Já o responsável por uma atividade consegue ver todas as informações do projeto em que sua atividade está inserida, mas só consegue executar ações na atividade de sua responsabilidade.

A alocação das pessoas em cada elemento é dinâmica: O responsável pelo programa, quando cria um projeto, define o responsável por ele. A partir deste momento, o responsável por este projeto pode criar atividades, e terá que definir um responsável para cada uma delas.

Além disso, há total flexibilidade na distribuição de papéis, por exemplo: uma mesma pessoa pode ser responsável por um programa e também por uma atividade deste ou outro programa. Em cada uma destas situações, o nível de permissões que o usuário terá em cada elemento será função da responsabilidade que ele terá sobre o mesmo.

As atividades podem ainda ser divididas em sub-atividades ou passos (checklist), que continuarão sob a responsabilidade do responsável pela atividade.


Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!